O dever de proteção ambiental e a atuação do Estado como degradador

  • Juliana Ribeiro de Oliveira IDAF
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, Princípios do direito administrativo, Improbidade administrativa

Resumo

O presente artigo aborda o papel do Estado na preservação do meio ambiente, enfatizando seu protagonismo frente à promoção do desenvolvimento sustentável, uma vez que a ele recaem as funções precípuas de fscalização e de planejamento. O cerne deste trabalho se volta a expor a problemática que surge quando o Estado se porta como degradador, correlacionando a vigília aos princípios do direito administrativo pelo agente público ao dever de preservação ambiental. Nesse cenário, como um dos meios a corrigir a distorção nascida da falha estatal, é discutida a importância da ação de improbidade administrativa.

Biografia do Autor

Juliana Ribeiro de Oliveira, IDAF

Procuradora do IDAF – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pós-Graduada em Direito Público e Pós-Graduada em Direito Marítimo e Portuário, ambas pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Pós-graduada em Licenciamento
Ambiental pelo CESAP. Membra da Comissão Tripartite do Estado do Espírito Santo. Membra da Comissão de Direito Processual Civil da OAB/ES.

Publicado
02-12-2018