O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1. Linha editorial da RDD. 
1.1. A Revista de Direitos Difusos publica trabalhos voltados preponderantemente às seguintes áreas do conhecimento:
1.1.1. Direito Internacional dos Direitos Humanos, promoção da paz e da integração entre as nações
1.1.2. Justiça Social, redução das desigualdades socioeconômicas
1.1.3. Cidadania plena, dignidade das pessoas em situação vulnerável tais como as pessoa com deficiência, o idoso, a criança e o adolescente, a mulher e os grupos discriminados em razão de sua orientação sexual, política ou religiosa, de sua origem étnica ou de sua cor
1.1.4. Defesa da saúde pública, do meio ambiente, do patrimônio cultural, da probidade administrativa, do consumidor e do trabalhador em seu ambiente laboral
1.1.5. Estudos ecocríticos e culturais no âmbito da Antropologia, Comunicações Sociais, Economia, Filosofia, Ecolinguística, Literatura, Geografia, História, Política e Sociologia
1.1.6. Estudos nas áreas das Ciências Exatas e Biológicas especialmente no que diz respeito à sustentabilidade planetária e outros interesses difusos e coletivos
1.1.7. Quaisquer outras modalidades de direitos difusos, no âmbito do direito material ou processual civil coletivo.
 
2. Encaminhamento de trabalhos para publicação. 
2.1. Os trabalhos devem ser encaminhados através do site da revista (http://ibap.emnuvens.com.br/rdd/about/submissions), sem qualquer ônus para a coordenação da revista, para a editora ou para as entidades apoiadoras. Recomenda-se, por cautela, o encaminhamento também por email para rdd.colaborador@gmail.com, com cópia para secretaria@ibap.org.
2.2. Os trabalhos, recebidos em fluxo contínuo, serão analisados em ordem de data de recebimento.
2.3. Trabalhos enviados para edições especiais temáticas devem cumprir o prazo para submissão de artigos e observar a temática proposta. 
2.4. Os trabalhos poderão ser redigidos em Português, Espanhol, Inglês, Francês, Italiano ou Alemão. Deverão ainda vir acompanhados de título, resumo (máximo de 10 linhas) e palavras-chave (máximo de seis) no idioma utilizado pelo articulista, em Inglês e em Português.
2.5. A qualificação do autor deverá ter no máximo de 5 linhas, em nota especial de rodapé.
2.6. O trabalho deverá ter um mínimo de 6 páginas e máximo de 18 páginas, incluindo citações, anexos e bibliografia.
2.7. O texto deve preencher os seguintes requisitos técnicos:
- Texto em Arial; Tamanho da fonte: 12 pt;
- Margens: superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm;
- Espaçamento de  1,5 pt; Texto justificado;
- Recuo de primeira linha de 1,25 cm;
- Quando necessário, o texto emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);
- Figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos;
- Citações indiretas no sistema autor-data;
- Notas de rodapé explicativas na própria página da nota, no tamanho de fonto 10 pt e somente quando absolutamente necessárias;
- Formatação de citações diretas de mais de 3 linhas: Recuo esquerdo 4 cm, sem recuo na 1a linha, tamanho: 10 pt;
- Formatação dos títulos das seções: Sem recuo, letras maiúsculas, negrito, numeração (arábico) das seções da introdução à conclusão, sem numeração para as referências. Ex.: 1. Introdução /2. O direito/(...)/ 5. Conclusão/Referências;
- Formatação referências bibliográficas segundo as regras da ABNT, sem recuo, com uma linha livre entre cada referência, mesmo autor: ___. Título.;
- No mais, o trabalho deve seguir as normas da ABNT.
2.8. Solicita-se aos autores que insiram corretamente no sistema os componentes do artigo: Artigo completo, Texto do artigo sem indicação de autoria, Anexos, Outros.
2.9. No componente "Texto do artigo sem indicação de autoria", o arquivo inserido deverá observar o que se segue, sob pena de rejeição do texto:
- não possuir autoreferências dos autores e citações que permitam, ao longo da leitura do texto, inferir a sua autoria. Quando extremamente necessária a autoreferência, o nome dos autores deve ser substituído na citação pela palavra "AUTORES" seguido do ano e, na lista de referências deve constar apenas a formulação genérica "AUTORES, ano".
- Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
 
3. Seleção dos trabalhos para publicação. 
3.1. As submissões serão inicialmente apreciadas e, se estiverem de acordo com as normas para publicação e forem consideradas como potencialmente publicáveis pela revista, serão encaminhadas para avaliação pelos pares, pelo sistema duplo-cego (double blind review), preservando a identidade dos autores e consultores.
3.2. A avaliação dos trabalhos levará em consideração: Fluência redacional, correção gramatical e coerência argumentativa, pertinência com os objetivos da revista, preponderância de interesse universal ou nacional pelo tema em oposição a interesse meramente local, ineditismo do artigo e do tema abordado e, ainda, aspectos éticos e científicos.
3.3. Os pareceres emitidos pelos consultores podem sugerir a aceitação para publicação sem alterações, a aceitação para publicação com correções obrigatórias, submissão nova para avaliação, submissão a outra revista ou a não recomendação de publicação.
3.4. Em caso de empate, o texto será submetido a análise por membro da Comissão Editorial. 
3.5. Aos membros do Conselho Editorial, após a apreciação da versão reformulada, cabem as decisões finais sobre os manuscritos, inclusive quanto à necessidade de novas reformulações. Os autores serão informados de todas as etapas.
 
4. Observações relevantes.
4.1. Os autores se responsabilizam pela revisão gramatical e ortográfica do texto, bem como pela formatação correta, segundo as normas da ABNT, das referências bibliográficas.
4.2. É condição para publicação do manuscrito submetido a este periódico que o mesmo não tenha sido publicado previamente e não seja simultaneamente submetido ou publicado em outra revista.
4.3. O Conselho Editorial reserva-se o direito de fazer pequenas modificações no texto dos autores para agilizar o processo editorial.
4.4. Os casos omissos serão analisados pela coordenação da Revista de Direitos Difusos.
 
5. Recebimento de exemplares.
5.1. O autor do trabalho publicado receberá, a título de direitos autorais, um exemplar digital, bem como 2 exemplares impressos da edição em que a colaboração for publicada. Os exemplares impressos poderão ser retirados pessoalmente pelo autor na sede do IBAP ou encaminhado por via postal mediante pagamento das despesas de correio, cabendo ao autor indicar precisamente do endereço postal do autor para onde será efetuada a remessa dos exemplares.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.