Uma análise da justiça climática na perspectiva do socioambientalismo brasileiro

  • Gabriel Antonio Silveira Mantelli Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas
  • André Ferreira de Castilho Universidade de São Paulo
  • Júlia Malheiros Garcia Universidade de São Paulo
Palavras-chave: justiça climática, socioambientalismo, Política Nacional sobre Mudança do Clima, direito ambiental

Resumo

Atualmente, as mudanças climáticas constituem importante eixo de preocupação do direito ambiental. Os impactos globais desse cenário teoricamente afetariam todos de forma equânime. Todavia, em consonância com a abordagem da justiça ambiental, tem-se que as comunidades vulneráveis em termos socioambientais são as que mais sofrem os efeitos adversos desse quadro de crise climática. Nesse cenário, emerge o movimento por justiça climática. No Brasil, a Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei Federal nº 12.187/2009) representa um esforço jurídico inicial para enfrentar a problemática do clima. Analisando-a, percebe-se que a lei é pontualmente imbricada por diretrizes abordadas pela justiça climática e pelo direito socioambiental brasileiro.

Biografia do Autor

Gabriel Antonio Silveira Mantelli, Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas

Mestrando em Direito e Desenvolvimento na Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP), com bolsa do programa CAPES/PROSUP. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Integra o Núcleo de Direito Global e Desenvolvimento da FGV Direito SP.

André Ferreira de Castilho, Universidade de São Paulo

Graduando em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Membro da Clínica de Direito Ambiental Paulo Nogueira Neto (CPaNN), atividade de Cultura e Extensão vinculada à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Júlia Malheiros Garcia, Universidade de São Paulo

Graduanda em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Membra da Clínica de Direito Ambiental Paulo Nogueira Neto (CPaNN), atividade de Cultura e Extensão vinculada à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Publicado
01-07-2017