Três anotações sobre ecocrítica literária e direito ambiental

  • Guilherme José Purvin de Figueiredo Instituto Brasileiro de Advocacia Pública
Palavras-chave: Direito, Ecologia, Literatura, Ecocrítica

Resumo

Este artigo busca fomentar uma nova epistemologia do ensino de Direito Ambiental, a partir da sensibilização pela literatura. Trata-se de um meio de abreviar a distância entre a vida no meio ambiente urbano e a realidade de um cada vez mais mitológico mundo natural preservado. São positivos os resultados da utilização de obras literárias e cinematográficas como formas de aproximação para algumas questões absolutamente cruciais no estudo do Direito Ambiental.
A insuficiência do discurso jurídico para o enfrentamento da crise ambiental, contudo, não é diferente da situação na área das Letras. Até hoje não há nenhuma disciplina regular nos cursos de graduação voltada ao estudo das relações entre Linguística e Ecologia ou Literatura e Meio Ambiente. Por isso, o artigo também se propõe a levar à área das Letras (em especial dos Estudos Literários) um debate que já se encontra resolvido há mais de duas décadas na área jurídica: o estudo de temas como mudanças climáticas e biodiversidade.

Biografia do Autor

Guilherme José Purvin de Figueiredo, Instituto Brasileiro de Advocacia Pública

Doutor em Direito e Bacharel em Letras pela USP. Procurador do Estado Aposentado. Coordenador Geral da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil – APRODAB e Presidente Honorário do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública.

Publicado
23-04-2019